Seja ensinável

Seja ensinável

Por Francisney Liberato

Aquele que sabe aprender chega mais rápido aonde deseja estar.

Uma das características adequadas para todo ser humano é aprender. Não importa se você é um indivíduo que possui larga escala de conhecimento, tem um currículo profissional interessante, ou se relaciona com pessoas mais experientes.

Na vida, sempre temos que estar dispostos a aprender com as pessoas, os relacionamentos, as circunstâncias e cenários propostos.

Quando, genuinamente, temos o desejo de aprender, encurtamos as possibilidades de erro, pois quem conhece um determinado assunto saberá te repassar com maestria e sapiência o conteúdo.

Assim, a pessoa ensinável sabe aprender com pessoas que têm mais “gabarito” em certos assuntos, e esse conhecimento é demonstrado pelos resultados e pelas conquistas efetivadas.

Para isso, é necessário esvaziar o nosso “eu”, para que assim tenhamos a capacidade de manter a mentalidade aberta, para absorver o conhecimento, como também novos conhecimentos dos quais não temos o domínio.

Uma pessoa ensinável é aquela com capacidade de aprender, que pode ser ensinada. Ser ensinável, nas palavras de Lucia Rodovalho, significa: “Ter um coração ensinável é ter disposição para aprender, sem preconceito ou orgulho. É saber reconhecer seus limites e não usá-los como barreiras, mas ter a coragem de rompê-los em prol de seu propósito”.

 É impossível ensinar um indivíduo que “acha” que sabe tudo. A nossa capacidade de compreensão, de entendimento e de absorção de novos conteúdos é similar a um copo com água. Já digo que o limite de conhecimento é a boca do copo. Quem se acha demais é o mesmo que um copo de água que está cheio, portanto não há possibilidades de inserir novos conceitos ou ensinamentos.

Seja um ser humano ensinável. Seja um ser humano humilde. Seja um ser humano que aprende com os mais experientes. Seja um ser humano que aprende com os especialistas do assunto. Seja um ser humano que aprende com quem já percorreu o caminho. Seja um ser humano que tem a intenção de aplicar o conhecimento adquirido.

Não seja um ser humano “cabeça-dura” e arrogante que insiste sempre no mesmo caminho, e que não traz resultados. Chega de escutar a sua mente e os seus próprios conhecimentos. Esteja aberto ao novo e observe atentamente aquele que tem capacidade e resultado já demonstrado do assunto. Não se aventure nesta jornada de concurseiro sem antes aprender com os melhores.

Não é por que você assistiu algumas aulas, videoaulas ou leu um livro, que pode se colocar em um patamar de superioridade que um professor, coach, mentor, escritor que detém conhecimento e gabarito do assunto.

Parafraseando a Bíblia, ela menciona que o sábio abre os ouvidos para ouvir, aprender, compreender e evitar o erro. Já o tolo, o ignorante, é aquele que se sente orgulhoso, que entende que detém o conhecimento e que acaba errando muito por não ouvir os conselhos de sabedoria.

Temos a capacidade de aprimorar a nossa vida e conseguir resultados fantásticos com uma produtividade de alta performance, mas para isso é necessário que você, estudante, seja ensinável e aprenda com os bons.

Nunca é tarde para aprender e ser ensinável! Estudar até pode ser difícil, mas aprender proporciona prazer e motivação para a vida.

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *